quarta-feira, 1 de maio de 2013




Você, um mapa, uma bússola e a natureza. Esses são os requisitos mínimos para um esporte que vem ganhando bastante espaço entre os brasileiros: a Corrida de Orientação.  O esporte nasceu nos países nórdicos por volta do ano 1850 e chegou ao Brasil por meio dos militares na década de 70. Já existe até a Confederação Brasileira de Orientação (CBO), fundada em 1999.
A Corrida de Orientação funciona da seguinte forma: os participantes recebem um mapa que indica a posição dos pontos de controle das prova. Com a ajuda da bússola eles precisam passar por todos esses pontos no menor tempo possível.  A ordem em que eles atingem estes pontos não importa, o que vale mesmo é traçar a rota mais prática.
A Orientação pode ser dividida em quatro modalidades: Pedestre, Mountain Bike, Precisão (cadeirantes) e Ski (praticado em países onde há neve).  As regras básicas são: passar por todos os pontos de controle; marcar corretamente o cartão de controle e preservar a natureza.
O contato com o meio ambiente é o principal atrativo, mas não se engane, não há mapa fácil. Os declives do terreno, bem como algumas outras surpresas fazem do planejamento uma parte fundamental do esporte. Claro, estar bem preparado fisicamente também conta bastante para um bom desempenho.
Curtiu a novidade? Que tal procurar na sua cidade um local adequado para a prática do esporte? Só pelo contato com o meio ambiente a Corrida de Orientação merece ser testada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário